Na escolha do método contraceptivo, vários fatores são levados em consideração, e sem dúvida um dos fatores que as mulheres mais perguntam é sobre a eficácia.
Porém, apesar do DIU ser muito seguro, muitas mulheres acabam desistindo do método.
Existem alguns mitos que rondam este assunto, como por exemplo: ‘o DIU é abortivo’ ou ‘ o DIU deixa a mulher que nunca engravidou infértil’ ou ‘o DIU falha e já vi muitas mulheres engravidarem usando esse método’, por isso a melhor opção é buscar informação de confiança com seu médico.
Todas as mulheres em todas as fases reprodutivas são aptas a utilizarem algum tipo de DIU, desde que não tenham qualquer outra restrição indicada por um profissional ginecologista.
Entre as restrições estão mulheres com infecções uterinas importantes, malformação uterina que impeça a anatomia do órgão, câncer de colo em atividade, distúrbios de coagulação, gestação inicial entre outras.
E fiquem tranquilas, DIU não causa infertilidade!
Apesar da sua eficiência maior frente a outros contraceptivos (eficácia superior a 99% – no caso do diu hormonal), o DIU é a preferência de apenas 2% das mulheres em idade fértil no Brasil contra aproximadamente 25% na Europa, ou seja, há ainda muito o que avançar.