A osteoporose é resultado da diminuição da densidade e da resistência óssea, deixando as estruturas mais porosas e aumentando o risco de fraturas espontâneas.
O desgaste e as fraturas costumam ocorrer com mais frequência no quadril, colo do fêmur, punhos, costelas e coluna vertebral.
Ainda que seja resultado natural do envelhecimento e não seja uma exclusividade das mulheres, nós estamos mais predispostas a partir da menopausa, justamente por causa da ausência do estrogênio.
Estudos indicam que até 20% da perda óssea pode acontecer durante o climatério, mais acentuadamente na pós-menopausa, o que leva uma em cada 10 mulheres com mais de 60 anos a serem afetadas pela osteoporose em todo o mundo.
Restaurar os níveis de estrogênio com a reposição hormonal é uma forma de prevenir a osteoporose. Logo que o climatério inicia já é possível iniciar o tratamento com acompanhamento médico.
Mulher, se você está entrando na fase do climatério, busque orientação sobre a necessidade de reposições hormonais com seu ginecologista de confiança!