A adolescência é uma fase muito marcante na vida das mulheres. E entre tantas mudanças e hormônios, temos ainda a menstruação que pode vir acompanhada de muita cólica.
Como as meninas ainda estão conhecendo melhor seu corpo, muitas vezes as dores mesmo intensas, são desconhecidas, e podem ser tratadas como “normais”, mas não é bem assim.
Essas cólicas podem indicar mais do que um problema passageiro: um início de endometriose, que, se não cuidada, poderá se estender e trazer complicações para a vida adulta.
A endometriose é a presença do tecido endometrial fora do útero. Quando a paciente desenvolve a doença, o endométrio pode se instalar em outros órgãos, como tubas e ovários, podendo afetar até mesmo o intestino.
Principais sintomas são as cólicas intensas, dor na relação sexual, dores abdominais, problemas intestinais e desconforto ao urinar.
Consultas periódicas ao ginecologista e uma conversa franca sobre o período menstrual, pode acender o sinal de alerta. Exames específicos são capazes de diagnosticar o início da endometriose.⠀