Você está visualizando atualmente Ácido Fólico na gestação

Ácido Fólico na gestação

Segundo a Febrasgo, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a ingestão de 400 microgramas de ácido fólico durante a gravidez reduz os riscos de complicações para o feto.

Além de contribuir para a formação do tubo neural do bebê, ingerir a vitamina corretamente, previne casos de anencefalia, paralisia de membros inferiores, incontinência urinária e intestinal nos bebês, além de diferentes graus de retardo mental e de dificuldades de aprendizagem escolar.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que atua no processo de multiplicação das células e na formação de proteínas estruturais da hemoglobina.

Sua forma natural, o folato, pode ser encontrada em vegetais de folhas verde escuras, como couve, brócolis e espinafre, mas ele é mal absorvido pelo organismo. Por isso, a forma sintética ativa como o metilfolato (presente em muitas vitaminas pré gestacionais e também utilizadas durante a gestação) é a alternativa mais eficaz.

A Febrasgo ainda recomenda que as mulheres consumam suplementação de ácido fólico 3 meses antes da gravidez. Portanto, quando começar a planejar sua gestação, converse com seu médico sobre os exames importantes para essa fase e suplementos vitamínicos.⠀

Deixe um comentário