A dismenorreia é o nome que damos às cólicas menstruais, que podem acontecer dias antes ou nos primeiros dias da menstruação.
Nós classificamos a dismenorreia em primária e secundária.
A primária ocorre por causa da liberação da prostaglandina, uma substância hormonal produzida a partir do estímulo da progesterona, o hormônio que predomina na segunda fase do ciclo reprodutivo feminino.
O excesso de prostaglandina durante o período menstrual provoca fortes contrações do útero, que é um músculo. Ao contrair-se, o útero pressiona os vasos sanguíneos à sua volta, dificultando o suprimento de oxigênio aos tecidos. A dor é resultado da falta de oxigênio em partes do útero.
O excesso de prostaglandina afeta outros órgãos e é por isso que a cólica menstrual é frequentemente acompanhada de sintomas como dor de cabeça, dor nas costas, náusea e vômito, tontura e até diarreia.
As dismenorreias secundárias estão associadas a algum distúrbio nos órgãos reprodutivos femininos, como os casos de endometriose, adenomiose, miomas, inflamação pélvica entre outras.
Você tem muita cólica? Não normalize a sua dor! Converse com sua ginecologista e entenda mais sobre os sinais que o seu corpo dá!