Endometriose é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina, em órgãos como: trompas, ovários, intestino, bexiga; se manifesta, na grande maioria das vezes, na fase reprodutiva da mulher.
Segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), acredita-se que 50% a 60% de adolescentes e adultas com dores pélvicas e até 50% de mulheres com infertilidade sejam afetadas pela doença.
Embora nem toda mulher com endometriose seja infértil, metade delas recebem o diagnóstico da doença quando estão tentando engravidar.
O processo inflamatório pélvico causado pela endometriose, pode resultar em aderências pélvicas e na obstrução das trompas e isso pode muitas vezes comprometer a chegada dos óvulos nas tubas uterinas. E todo esse processo inflamatório que a endometriose causa no nosso corpo, pode também comprometer a qualidade do embrião que será formado e então dificultar o sucesso da gestação.
A doença não tem cura, mas pode ser tratada!
Se você está tentando engravidar há mais de um ano, converse com seu médico.⠀