Você está visualizando atualmente Diagnóstico precoce de endometriose

Diagnóstico precoce de endometriose

A endometriose tem um grande desafio: o diagnóstico precoce.

Em fases muito iniciais, os exames de imagem comuns podem vir normais, por isso muitas mulheres infelizmente só vão identificar a doença em fases mais avançadas ou com sintomas que possam prejudicar a qualidade de vida.

É por isso que a escolha do profissional que cuida da sua saúde é primordial para o diagnóstico precoce desta e de outras doenças.

Além das queixas da paciente, o exame clínico por meio do toque vaginal, realizado por um profissional experiente e os exames de imagem, como ultrassom transvaginal (com preparo intestinal) ou ressonância nuclear de pelve são essenciais para uma avaliação completa.

➡️ O tratamento de endometriose iniciado precocemente permite que a paciente tenha um maior controle sobre a doença, evitando a piora dos sintomas, suas complicações ou evolução da doença.

➡️ Quanto mais tardio for o diagnóstico, maiores são as chances de evolução da doença e comprometimento de outros órgãos, como bexiga, ovário, trompas e intestino.

Se você tem tido cólicas muito fortes no período menstrual, dor pélvica ou se está tentando engravidar há mais de seis meses, procure um ginecologista de confiança!

Deixe um comentário