95% dos casos de câncer de mama quando diagnosticados no início têm possibilidade de cura!! Por isso os exames preventivos salvam a vida de milhões de mulheres mundo afora.
Um dos sintomas mais comum de um possível câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa nos seios. Outro sintoma que podem apresentar é a saída espontânea de alguma secreção pelo bico do peito!
Conheçam alguns exames que podem ajudar a identificar alguma anormalidade e previna-se contra o câncer:
➡ Exame físico – O exame físico é um exame de palpação que pode ser realizado pelo ginecologista no consultório. Normalmente este é o primeiro exame feito quando a mulher tem alterações na mama que foram descobertas durante o autoexame.
➡ Mamografia – A mamografia é um exame de imagem, capaz de identificar microcalcificações, assimetrias, nódulos ou lesões nas mamas, que não seriam possíveis de identificar com a simples palpação. Deve ser realizado esse exame em todas as mulheres com 40 anos ou mais, anualmente! Em alguns casos específicos, pode ser realizado antes dos 40 anos para algumas pacientes!
➡ Ultrassom da mama – Esse exame é utilizado para rastrear nódulos e assimetrias em mulheres mais jovens e com mamas mais densas (com mais tecido glandular de mama do que gordura) e também pode complementar a mamografia.
➡ Ressonância Nuclear Magnética de mamas: exame escolhido para acompanhamento das mamas em alguns casos como pacientes que fazem reposição hormonal pós menopausa por exemplo. Mas esse exame não faz parte da rotina anual para a grande maioria das pacientes como a mamografia faz.
Você ainda não fez seus exames preventivos este ano? Agende sua consulta com um ginecologista de sua confiança e priorize sua saúde!