Falar sobre prevenção do câncer de mama é sempre importante, principalmente neste mês em que várias ações sobre a conscientização são mais intensas. Você sabia que amamentar ajuda na prevenção de câncer de mama?
Estudos mostram que há uma renovação celular durante o processo de amamentação. Enquanto o bebê suga o leite, o movimento promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário. Assim, se houver células agredidas, elas serão eliminadas e renovadas. Quando termina a lactação, várias células se autodestroem, dentre elas algumas que poderiam ter lesões no material genético.
Outra pesquisa importante e muito bem aceita, é que as taxas de estrogênio caem durante o período de aleitamento, e este hormônio tem relação direta com estímulo da proliferação das células tumorais do câncer de mama.
Além de todas as vantagens nutricionais entre mãe e bebê, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de aparecimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe e para o bebê.⠀